Vós sois o sal da terra

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido (perde o sabor), com que se há de salgar? Para nada mais presta…” (Mateus 5:13).

Estamos todos familiarizados com o sal, pois ele é uma parte necessária da nossa dieta e é importante para a saúde dos nossos corpos. O sal faz com que muitos tipos de alimentos tenham um sabor melhor e desempenhou um papel importante na história deste mundo. Guerras foram vencidas ou perdidas com base na disponibilidade de sal, pois antes da invenção da refrigeração, os exércitos precisavam de sal para conservar alimentos e sustentar seus cavalos e gado. A disponibilidade de sal foi um fator tanto na guerra revolucionária americana quanto na guerra civil americana. Os antigos romanos temperavam suas verduras com sal e frequentemente pagavam seus soldados com sal. Por esse motivo, as palavras “salada” e “salário” vêm da raiz da palavra sal.

Mas o sal também era usado como punição, pois o sal tornava a terra incapaz de cultivar. Se a água salgada do mar atingisse as terras agrícolas, elas seriam inúteis por um ano. Se os povos conquistados se rebelassem contra os romanos, estes puniriam a região salgando suas terras. Isso os tornava incapazes de cultivar alimentos por três anos e servia como um lembrete severo para não se rebelarem novamente.

Na Palavra de Deus, o sal fala da graça santa. É um conservante e fala da graça e da bondade de Deus, mas sempre de uma forma santa e pura. Por esta razão, o Senhor diz que os crentes são o sal da terra. Somos deixados aqui para mostrar tanto a graça quanto a santidade de Deus. Muitas pessoas podem não ler a Bíblia, mas devem ser capazes de ver o caráter de Deus em você e em mim como cristãos.

É possível até mesmo para os verdadeiros cristãos perderem esse sabor, e não serem o sal da terra. Nesse caso, o Senhor pergunta: com que se há de salgar? Para nada mais presta, pois não se pode temperar alimentos com ele, e jogá-lo na terra apenas a torna infértil. Assim é com os cristãos infiéis. Eles não se sentem confortáveis ​​com os cristãos fiéis, e se eles saem com o mundo, suas consciências os incomodam lá também. Eles não se sentem confortáveis ​​em lugar nenhum. Quão importante é ser sal de verdade que tem um efeito positivo sobre os outros!

Bill Prost