Traspassaram

“Pois me rodearam cães… traspassaram-me as mãos e os pés” (Salmo 22:16).

“Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram” (Zacarias 12:10).

No Salmo 22, Davi profetizou que os “cães” traspassariam as mãos e os pés do Senhor Jesus. Em toda a Palavra de Deus, os gentios são apresentados como cães, em contraste com a nação de Israel, pois Deus havia escolhido Israel para ser o Seu povo especial. Quando o Senhor Jesus foi crucificado, foram os romanos que de fato executaram a sentença e pregaram os cravos em Suas mãos e pés.

Entretanto, em Zacarias, está claramente dito que, em um dia vindouro, o povo de Jerusalém (isto é, os judeus) olhará para o Senhor Jesus como Aquele a quem “traspassaram”. Por que isso? Porque tanto os judeus quanto os gentios são culpados da morte do Senhor Jesus. A nação judaica exigiu que Pilatos O crucificasse, porque O odiava. Mas Pilatos não precisava ceder a eles. Ele sabia que o Senhor Jesus era inocente de qualquer crime, mas, para satisfazer os judeus e evitar um tumulto, condenou um homem inocente à crucificação. Certamente, todo o mundo é culpado diante de Deus.

Quão maravilhoso é que, naquela cruz, o Senhor Jesus morreu para que todos pudessem ser salvos, tanto judeus quanto gentios!

Bill Prost