Toda a criação geme

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” (Romanos 8:22).

Vivemos em um mundo de sofrimento. Tem sido assim desde que Adão e Eva comeram do fruto proibido no Jardim do Éden e trouxeram o pecado a este mundo. O sofrimento e a morte, eventualmente, atingem tudo o que vive neste mundo, seja homem, animais ou plantas. Às vezes, as pessoas perguntam por que tem que ser assim e por que Deus permite tanto sofrimento. Ele não se importa? Aqueles que não querem acreditar em Deus podem usar o sofrimento para ousar criticá-Lo. Eles perguntam: “Se Ele é verdadeiramente Deus, por que não faz algo a respeito do sofrimento neste mundo?” Talvez você já tenha ouvido essa pergunta e não saiba como respondê-la.

É verdade que Deus não precisava permitir que o pecado entrasse neste mundo. Ele poderia ter impedido Adão e Eva de comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se Deus tivesse feito isso, você e eu estaríamos desfrutando do Jardim do Éden hoje. Mas nunca teríamos conhecido as profundezas do amor no coração de Deus, e que Ele nos amou o suficiente para enviar Seu Filho para morrer por nós. Nunca teríamos sido capazes de passar a eternidade na casa do Pai; estaríamos vivendo por toda a eternidade aqui na Terra. Nunca teríamos sido trazidos a um relacionamento com Deus como nosso Pai, ou seríamos a noiva de Cristo. Sabemos de tudo isso e desfrutamos de tudo isso, porque o amor de Deus foi demonstrado quando o pecado entrou neste mundo.

Além disso, Deus tem em Seus propósitos exaltar e glorificar Seu Filho amado. Em Seus conselhos na eternidade passada, Ele propôs que o Senhor Jesus fosse o Cabeça sobre todas as coisas, tanto na Terra quanto no céu. Deus foi mais glorificado, e nós fomos muito mais abençoados, do que se o pecado nunca tivesse entrado neste mundo.

Sim, ainda há sofrimento aqui, e às vezes um sofrimento severo. No entanto, o sofrimento é temporário e logo cessará. Quando o Senhor Jesus tomar o Seu devido lugar e o julgamento terminar, todas as lágrimas serão enxugadas. Então a alegria e a bênção serão eternas.

Não podemos compreender tudo isso completamente, pois é um plano de Deus. Mas podemos aceitar o que Deus decidiu fazer, aceitar a Cristo como nosso Salvador e desfrutar de tudo o que Ele nos deu.

Bill Prost