Timóteo

“E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo… Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado;” (Filipenses 2:19-20).

Timóteo era um jovem vindo de uma cidade chamada Listra. Era um lugar onde, a princípio, queriam adorar Paulo e Barnabé, mas depois apedrejaram Paulo e pensaram que ele estava morto. Mas Timóteo foi salvo ali e se tornou como um filho para o apóstolo Paulo. Seu pai era grego e sua mãe judia — outro casamento proibido pela lei de Moisés. Mas a graça o trouxe a Cristo, e ele se tornou um servo muito dedicado do Senhor.

Nós o encontramos viajando com o apóstolo Paulo em muitas de suas viagens, e até sofrendo por causa disso. Em algum momento, ele foi preso, não sabemos ao certo onde, mas no final de Hebreus, é mencionado que “já está solto o irmão Timóteo” (Hebreus 13:23).

Como vemos em nossos versículos de hoje, Paulo lhe faz um grande elogio, e em outra tradução, diz: “Pois não tenho ninguém com a mesma mentalidade que eu, que se importe com sinceridade com o vosso progresso” (Filipenses 2:20 JND). Ali estava um jovem que realmente se importava com os crentes e que estava disposto a sacrificar a própria vida para encorajá-los.

No final da vida de Paulo, quando estava preso em Roma, o Senhor lhe revelou que não seria liberto novamente. Naquela época, Paulo escreveu sua última epístola a Timóteo, dando-lhe instruções sobre como deveria se comportar quando as coisas não estivessem indo bem na assembleia. Paulo esperava que Timóteo continuasse fielmente após ser chamado para estar com o Senhor, e temos todos os motivos para crer que ele o fez.

Hoje, precisamos de jovens piedosos que estejam dispostos a aprender com os mais velhos e que estejam preparados para continuar fielmente pelo Senhor quando alguns de nós, mais velhos, partirmos. Você está pronto para ser um deles?

Bill Prost