
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos… Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.” (Provérbios 2:1, 3-5).
Quando eu estava no ensino médio, toda manhã um aluno veterano era escolhido para ir até o escritório e ler alguns versículos da Bíblia no sistema de som, então liderar toda a escola na oração do Senhor. Quando eu estava no meu último ano, lembro-me bem de receber os versículos acima para ler, quando era minha vez. Os tempos mudaram desde então, e isso não acontece mais.
No entanto, a verdade da Palavra de Deus permanece, mesmo que as pessoas na América do Norte não queiram ouvi-la hoje. Sem dúvida, alguns alunos do ensino médio naquela época nunca liam a Bíblia, embora a maioria das pessoas fosse à “igreja”, como dizem. Mas os alunos ouviam algo da Palavra de Deus todos os dias na escola. Isso não acontece agora, e torna ainda mais importante para nós lermos a Bíblia por conta própria. Se você está crescendo em um lar cristão, talvez ouça a Bíblia lida de manhã ou à noite, e talvez nas duas vezes. Mas é bom ler a Palavra de Deus por si mesmo, mesmo que você não entenda tudo o que lê. Deus é capaz de tornar Sua Palavra clara para nós, e sempre obteremos algo dela, mesmo que não entendamos tudo.
Entre tudo o que obtemos da Palavra de Deus, nosso versículo nos diz que “entenderás o temor do SENHOR” e “acharás o conhecimento de Deus”. Ambos são muito importantes para os jovens. O temor do Senhor significa que vivemos e andamos diante do Senhor como Aquele que tem autoridade sobre nós, e o conhecimento de Deus significa que chegamos a conhecer nosso Criador e Redentor de forma pessoal. Estes fazem parte de um bom fundamento sobre a qual construir nossas vidas.
Bill Prost
