
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19).
Os crentes em Filipos não eram ricos como os coríntios. Eles eram relativamente pobres, e ao escrever aos coríntios, o apóstolo Paulo se refere à “profunda pobreza” deles. No entanto, eles aparentemente coletaram uma grande quantia de dinheiro e enviaram a Paulo, que estava preso em Roma naquela época. Paulo apreciou muito isso, pois precisava de ajuda, mas sabia que eles tinham realmente dado mais do que podiam dar. Não era a primeira vez que enviavam dinheiro a Paulo, pois ele os lembra que quando ele estava em Tessalônica, eles lhe enviaram ajuda duas vezes (Filipenses 4:16). Foi um verdadeiro sacrifício para eles, mas Paulo lhes assegura que o Senhor supriria todas as suas necessidades “segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus”.
Há uma diferença entre alguém suprir nossa necessidade com suas riquezas e suprir nossa necessidade segundo as suas riquezas. Se um homem rico nos ajudasse “com” suas riquezas, ele poderia nos dar o suficiente para suprir nossa necessidade. Mas se ele nos ajudasse “segundo as” suas riquezas, ele daria muito mais do que precisávamos. Lembro-me de um jovem casal que recebeu muitos presentes de casamento, alguns de pessoas comuns e alguns de pessoas ricas. Em particular, duas pessoas ricas deram a cada um deles um presente. Um deu um presente muito pequeno, menor até do que a maioria das pessoas comuns dava; ele deu “com” suas riquezas. Mas o outro deu um presente grande, maior do que quase qualquer outra pessoa. Ele deu “segundo a” suas riquezas.
Deus não promete nos dar tudo o que queremos, pois pode não ser bom para nós. Mas Ele ama dar, e quando usamos nosso dinheiro para o Senhor, Ele frequentemente devolve “segundo” as Suas riquezas. O apóstolo Paulo tinha certeza de que o Senhor faria isso pelos filipenses que tinham sido tão generosos com ele quando ele estava na prisão.
Este versículo tem sido um encorajamento maravilhoso para muitas pessoas que passam por necessidades e ficam sem saber o que fazer. Mas o Senhor conhece nossa necessidade e prometeu supri-la. Ele cumpre Sua promessa!
Bill Prost
