“Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:15).
Quando alguém nos faz algo de errado, naturalmente nosso primeiro pensamento é encontrar uma maneira de fazer algo ruim a essa pessoa. O mundo tem um ditado: “Não fique bravo: se vingue!” Se não respondermos dessa maneira, podemos ser vistos como covardes ou “fracos”. Isso é verdade para indivíduos e também para nações. Se uma nação dispara mísseis contra outra nação, a nação atacada geralmente dispara alguns mísseis de volta, ou talvez encontre outra maneira de se vingar.
Mais uma vez, descobrimos que a sabedoria de Deus para nós, como crentes, é exatamente o oposto da sabedoria humana. Quando o apóstolo Paulo escreveu aos Tessalonicenses, eles eram novos cristãos que tinham crido no Senhor Jesus recentemente. Eles haviam sido adoradores de ídolos, mas agora conheciam o Senhor Jesus. Paulo deu a eles muitas instruções básicas sobre seu comportamento como cristãos, e uma coisa que ele lhes disse, como vemos em nosso versículo de hoje, foi nunca fazer algo de mal a alguém que tivesse feito algo de errado a eles. Eles deveriam seguir sempre o bem.
Quando fazemos isso, não nos tornamos covardes, mas sim demonstramos a graça e o amor de Deus, e abrimos a porta para falarmos às pessoas sobre o Senhor Jesus. Se elas fizeram algo ruim conosco apenas porque não gostam de nós, então tratá-las bem frequentemente as fará envergonhar-se do que fizeram. Podemos deixar a questão do mal que nos fizeram com o Senhor. Ele disse: “Minha é a vingança, eu retribuirei” (Romanos 12:19 ARA). Se aqueles que nos fizeram mal nunca se arrependerem disso, e nunca vierem a Cristo, o Senhor os retribuirá em um dia vindouro, e podemos deixar tudo isso com Ele.
Bill Prost