Remindo o tempo

“Portanto, vede prudentemente [cuidadosamente] como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:15-16).

Embora tenhamos sido criados para a eternidade, vivemos em um mundo de tempo, e nossas mentes são limitadas pelo tempo. Podemos falar sobre a eternidade e entender o conceito, mas não importa o quanto tentemos, não podemos “envolver nossas mentes em torno disso”. Isso ocorre porque nossas mentes são limitadas pelo tempo, e não podemos entender algo sem começo ou fim.

O Senhor sabe disso e nos deu tempo em nossas vidas na Terra para usar da maneira certa. Por essa razão, Paulo podia dizer aos efésios para “remir o tempo”. Remir significa adquirir algo de volta. Satanás quer roubar nosso tempo e nos fazer usá-lo para coisas erradas. Mas o Senhor quer que usemos nosso tempo para Ele. Se quisermos fazer algo bom neste mundo, teremos que renunciar muitas outras coisas que poderíamos fazer. Isso é especialmente verdadeiro em nossas vidas cristãs. Devemos “recomprar” nosso tempo abrindo mão de coisas deste mundo para usar nosso tempo para o Senhor.

É bastante sério quando pensamos que o que fazemos neste mundo terá uma influência por toda a eternidade. Temos apenas alguns anos neste mundo. Podemos viver até os 70, 80 ou até mais, mas também podemos morrer mais jovens. Em 1 Pedro 4:2, Pedro fala do “tempo que vos resta”, referindo-se ao tempo que resta a cada um de nós. Nenhum de nós sabe quanto tempo isso durará. Mas podemos usar nosso tempo para “a vontade de Deus” e acumular tesouros no céu, ou podemos desperdiçar nosso tempo com as coisas deste mundo. Se fizermos isso, podemos de fato experimentar o que a Bíblia chama de “por um pouco de tempo ter o gozo do pecado” (Hebreus 11:25), mas será uma perda por toda a eternidade. Claro, como um jovem adolescente, você pode estar planejando uma carreira, e isso é sábio e bom. O Senhor o ajudará a escolher algo segundo a vontade de Deus. Certamente vale a pena usar nosso tempo para a glória do Senhor aqui embaixo, e viver para a eternidade, não apenas para o tempo.

Bill Prost