Refletindo a glória do Senhor

“E não podiam resistir [aqueles que discutiam com Estêvão] à sabedoria, e ao Espírito com que falava.” (Atos 6:10).

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo… a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Coríntios 3:18).

Não tem muitos versículos na Bíblia dedicados à sua história do jovem pregador Estêvão. Ele não viveu uma vida muito longa como cristão. Mas foi uma vida notável, e uma que deveria nos inspirar. Ele aparece pela primeira vez em Atos, capítulo 6, e é apedrejado até a morte no final do capítulo 7.

Ele fazia parte da igreja primitiva — aqueles que creram no Senhor Jesus e começaram a se reunir depois que o Senhor ascendeu de volta ao céu e o Espírito Santo desceu. Os homens estavam discutindo com ele e tentando fazê-lo tropeçar no que ele estava dizendo, pois queriam se livrar dele. Isso nos diz em nosso versículo que eles não conseguiram resistir à sua sabedoria e ao espírito. Ele não estava ali, discutindo e balançando o dedo para eles. Não, o Senhor lhe deu sabedoria sobre o que dizer e um espírito para falar. Era um espírito gentil, e aprendemos isso no versículo 15 do mesmo capítulo. Os homens que estavam dando tanto trabalho a Estêvão, “fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.” (Atos 6:15).

Eu imagino que um anjo tenha um olhar gentil, amoroso e brilhante em seu rosto. Estêvão sabia que sua vida estava em jogo aqui. É maravilhoso que o Senhor lhe deu esse espírito ao falar com seus acusadores. Esse “espírito” do qual falamos não aparece de repente como uma força em nossas vidas. Não, é algo a ser cultivado diariamente ao passar tempo com o Senhor e desfrutar de Seu amor. É algo que devemos propor em nosso coração, desenvolver e também “nos apegar”. É aqui que entra nosso segundo versículo de hoje.

Quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, todos nós queremos “crescer na graça”. Este versículo nos mostra que quanto mais “contemplamos” ou olhamos fixamente para o Senhor Jesus, mais seremos transformados para sermos como Ele. Se quisermos ser como Ele, Ele operará essa mudança maravilhosa em nós. Chegue mais perto e desfrute de Seu amor o dia todo, todos os dias! Você mudará sem nem perceber. Tenho certeza de que Estêvão não sabia que seu rosto parecia o rosto de um anjo, mas que testemunho isso foi para todos que olharam para ele.

Bill Prost