“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias… Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses” (1 Reis 11:1,4).
Há alguns dias, vimos que Salomão “amava o Senhor” e andava “nos estatutos de Davi, seu pai”. Isso foi bom, mas quando ele ficou rico e famoso, parece que ele se casou com muitas mulheres estrangeiras, que vieram de nações que adoravam ídolos. Elas trouxeram esses ídolos com elas e, mais tarde na vida de Salomão, até mesmo ele se afastou do Senhor.
Talvez dificilmente possamos imaginar como isso poderia acontecer, depois que o Senhor lhe apareceu duas vezes. O Senhor apareceu a ele quando ele se tornou rei (1 Reis 3:5-15), e novamente depois que o templo foi construído (1 Reis 9:1-9). Se você ler esta passagem, verá que Deus lhe deu um aviso sobre o que aconteceria se ele fosse desobediente e adorasse ídolos.
Em 1 Reis 3:3, lemos que “Salomão amava o Senhor”, mas agora, no nosso versículo de hoje, lemos que ele “amou muitas mulheres estrangeiras”. Podemos pensar que nunca faríamos algo tão errado como isto, mas não conhecemos o nosso próprio coração. O único caminho seguro é ser obediente à Palavra de Deus e seguir o Senhor.
Bill Prost