Professores

“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra” (1 Tessalonicenses 5:12-13).

Nas nossas assembleias locais, há aqueles que “assumem a liderança” no ministério e no ensino, e que por vezes nos admoestam. Não usamos muito a palavra “admoestar” hoje, mas significa alertar, aconselhar e, às vezes, corrigir alguém. Como jovens, podemos por vezes ressentir-nos disto e sentir que aqueles que assumem a liderança estão a ser demasiado duros connosco.

Um irmão mais velho, agora com o Senhor, costumava nos lembrar que se realmente quiséssemos aprender a verdade de Deus, Deus poderia nos testar nesse desejo, fazendo-nos aprender coisas espirituais com um irmão de quem naturalmente não gostávamos. Isto pode ser um verdadeiro teste, pois não gostamos de aprender coisas de professores que “nos irritam”. Mesmo na escola e na faculdade, todos nós tivemos professores de quem gostávamos e de quem não nos importávamos. Às vezes podemos até ter faltado às aulas ministradas por pessoas de quem não gostávamos!

No entanto, no nosso versículo de hoje, somos instruídos a considerar esses líderes muito altamente, “por causa da sua obra”. Sim, os líderes da assembleia local devem esforçar-se para se tornarem agradáveis ​​e fáceis de conviver, mas mesmo que não sejam assim, devemos ouvi-los e dar-lhes o respeito que lhes é devido. Eles estão sobre nós no Senhor e podemos aprender com eles.

Bill Prost