Preocupação, Medo e Desfalecimento

“Não te preocupes” (Salmo 37:1, KJV).

“Não temas” (Isaías 43:5).

“Não desfalecemos” (2 Coríntios 4:16).

Essas exortações são muito reais e muito práticas.

Afligir-se ou preocupar-se é não confiar no Senhor para o que está por vir e questionar Sua sabedoria e capacidade de planejar nossas vidas. É também o resultado de não compreender Seu poder e os recursos que estão à nossa disposição para enfrentar o inimigo. Também pode ser o resultado da impaciência em relação ao tempo do Senhor para as coisas em nossa vida. É-nos dito: “Descansa no Senhor e espera por ele com paciência; não te preocupes” (Salmo 37:7, KJV).

A preocupação leva ao medo. Medo de nosso inimigo, Satanás, medo das circunstâncias presentes e medo do futuro. É também o resultado da falta de fé no Senhor e de não percebermos que Ele nos segura em Suas mãos e está sempre pronto para nos ajudar. “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo” (Isaías 41:13).

O resultado final da preocupação e do medo é o desfalecimento (enfraquecimento). “Se enfraqueces no dia da adversidade, minguada é a tua força” (Provérbios 24:10, TB). É porque não confiamos no poder do Senhor. Nossa força é pequena, mas a d’Ele é ilimitada.

Jim Hyland