Pondera os teus caminhos

“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados [retos]!” (Provérbios 4:26).

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda [pondera] os corações.” (Provérbios 21:2).

A palavra “ponderar” significa considerar bem, pensar a respeito. Vem do latim “pondus”, que significa “peso”. Às vezes, falamos sobre “pesar algo cuidadosamente”, e é isso que a palavra ponderar significa. Pensamos sobre todas as perspectivas e evitamos decisões precipitadas.

Em nossos versículos de hoje, somos instruídos a ponderar o caminho dos nossos pés. Isso significa que não devemos agir com pressa, nem tomar decisões repentinas baseadas em impulsos e emoções. Em vez disso, devemos refletir cuidadosamente sobre o assunto e orar a respeito, pedindo orientação ao Senhor. Então, quando agirmos, nossos caminhos serão retos, pois podemos ter a confiança de que estamos seguindo na direção que o Senhor deseja.

É claro que há algumas coisas sobre as quais não precisamos ponderar e sobre as quais não devemos orar. Se temos uma escritura definida para agir, não precisamos hesitar. Por exemplo, suponha que um jovem cristão esteja considerando se casar com uma jovem que não era salva. Ele deveria ponderar isso e orar a respeito? Não, porque Deus é bem claro em Sua Palavra que não devemos nos prender a um “desigual com os infiéis” (2 Coríntios 6:14). Orar sobre algo assim é, na verdade, pedir a Deus que mude Sua Palavra. Em vez disso, devemos agir imediatamente segundo a Palavra de Deus e romper esse relacionamento. Mas em muitas coisas o caminho pode não estar claro para nós, e então precisamos “ponderar a vereda” dos nossos pés.

Então aprendemos que todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. Podemos decidir por nós mesmos seguir um determinado caminho, mas o próprio Senhor pondera. Ele olha para os nossos corações e vê o que está acontecendo lá. Se quisermos seguir o nosso próprio caminho, nossos corações estão errados, pois estamos querendo a nossa própria vontade em vez da vontade do Senhor. Então, o Senhor pode ter que trazer dificuldades para a nossa vida, a fim de nos atrair de volta para Ele.

Vamos ter certeza de considerar cuidadosamente o que estamos prestes a fazer e pedir ajuda ao Senhor!

Bill Prost