“Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma” (1 Pedro 2:11).
Há uma diferença entre um estrangeiro e um peregrino. Um estrangeiro é alguém que está em um lugar que não é sua casa. Talvez alguns de vocês tenham estado num país estrangeiro onde os costumes eram diferentes e onde as pessoas falavam outra língua. Pode ter sido bom pela visita, mas você se sentiu um estranho ali. Talvez as pessoas tenham notado que você era diferente e perguntado de onde você era. Um peregrino, porém, é alguém que está voltando para casa. Ele não está em casa, mas sabe para onde está indo e tem um plano que o levará para casa.
Como cristãos, somos estrangeiros e peregrinos. Este mundo não é a nossa casa, mas definitivamente estamos voltando para casa. Por causa disso, Pedro pede aos crentes a quem ele estava escrevendo que se afastassem das concupiscências carnais. As concupiscências carnais são o que a nossa velha natureza pecaminosa gosta de fazer, e elas apenas nos impedem de viver para a glória de Deus. Um peregrino não se deixa “desviar” pelas coisas ao seu redor; ele está ansioso para chegar em casa e faz todo o possível para chegar lá.
Bill Prost