Pela Fé

De acordo com uma carta escrita pelo filho mais novo de Martinho Lutero, Dr. Paulo Lutero, e preservada na Biblioteca de Rudolstadt, Martinho Lutero (1483-1546) contou à sua família a história de sua conversão. Ele reconheceu que foi durante uma visita a Roma que conheceu a verdade do evangelho.

Como multidões já fizeram, Lutero, então um jovem monge saxão, perturbado pela consciência e pesadamente sobrecarregado com o fardo do pecado, estava subindo a Sancta Scala, ou “escada sagrada” (vinte e oito amplas escadas de mármore, que afirmavam ser os próprios degraus pelos quais Jesus caminhou quando foi sentenciado por Pilatos em Jerusalém), de joelhos e com as mãos no chão, repetindo suas orações a cada passo na esperança de receber uma bênção. Em seu zelo, ele esperava se livrar de seu fardo e obter o favor de Deus, quando de repente as palavras do profeta Habacuque vieram com força e incessantemente à sua mente e coração: “O justo pela sua fé viverá” (Habacuque 2:4).

Imediatamente, ele se levantou e, voltando para a Alemanha, adotou este texto como seu lema para a vida e para sua pregação da verdade do evangelho. Como é maravilhoso perceber que não há nada que possamos fazer para salvar a nós mesmos, e então perceber que tudo foi feito pelo Senhor na Cruz do Calvário.

Jim Hyland