Pederneira

“Porque o Senhor Deus me ajuda; portanto, não serei confundido; por isso pus o meu rosto como pederneira, e sei que não serei envergonhado” (Isaías 50:7, KJV).

Neste versículo, e nos versículos que o precedem, o Senhor Jesus está falando profeticamente acerca de Sua ida à cruz. Ele recuou diante de passar por aqueles terríveis sofrimentos nas três horas de trevas e, contudo, sabia que não havia outro meio para que a obra da redenção fosse consumada. Assim, quando subiu a Jerusalém para ir à cruz, Ele pôs o Seu rosto “como pederneira”.

A pederneira é uma das rochas mais duras que se conhecem e, antes dos dias dos fósforos, era frequentemente usada para acender fogo. A pederneira era golpeada contra um pedaço de aço, produzindo uma faísca, que então caía sobre isca seca, como papel fino, capim seco ou certos tipos de tecido que queimavam facilmente. Pôr o Seu rosto como pederneira significava que o Senhor Jesus não mudaria de propósito: Ele concluiria a obra que Seu Pai Lhe havia dado para fazer. Ele sabia que não seria envergonhado, porque levaria a obra até o fim.

Bill Prost