
“Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; Ao qual veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado” (Jeremias 1:1-2).
Quando lemos a Bíblia, às vezes nos deparamos com um livro que é mais difícil de entender. Os livros de Jeremias e Ezequiel são assim, e às vezes as pessoas hesitam em lê-los porque não conseguem entender tudo. No entanto, é bom ler cada parte da Palavra de Deus, pois sempre aprenderemos algo dela. Além disso, nos familiarizamos com ela e, mais tarde, à medida que envelhecemos, aprendemos mais sobre o seu significado. A Palavra de Deus tem tanto conteúdo que, não importa quantas vezes a leiamos, nunca aprendemos tudo o que está lá. Mas é bom nos familiarizarmos com tudo isso quando somos jovens.
Jeremias era evidentemente filho de um sacerdote chamado Hilquias. Este era provavelmente o mesmo Hilquias que estava ajudando a limpar o templo do Senhor durante o reinado do Rei Josias e encontrou o livro da lei. Os reis anteriores haviam negligenciado a lei de Deus, e o livro da lei se perdera em meio ao lixo acumulado no templo. Portanto, Jeremias vinha de uma família piedosa.
O Senhor queria que Jeremias profetizasse por Ele e o chamou para isso. Mas Jeremias parece ter sido um tipo de pessoa tímida e não queria realmente essa responsabilidade. Contudo, ele obedeceu ao chamado do Senhor e profetizou por muitos anos. Isso incluiu parte do reinado de Josias, depois durante os reinados de vários reis depois dele e, finalmente, depois que Judá foi levado cativo pelo rei Nabucodonosor, rei da Babilônia.
Jeremias não teve uma vida fácil, pois depois que Josias foi morto em batalha, os reis que o sucederam não eram homens piedosos. Jeremias foi perseguido por suas palavras, pois teve que anunciar ao povo que o julgamento estava chegando. Foi preso várias vezes e ameaçado de morte. No entanto, em seu livro também há algumas profecias maravilhosas, pois parte do que ele disse diz respeito à bênção futura de Israel no milênio, depois que o Senhor nos levar para casa para estarmos com Ele. Ele também profetizou que o cativeiro na Babilônia duraria exatamente setenta anos, e assim aconteceu.
Então vá em frente e leia o livro de Jeremias, mesmo que não entenda tudo. Você sempre aprenderá algo com ele.
Bill Prost
