“Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem” (Mateus 15:18).
“Do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12:34).
No momento em que escrevo isso, as Olimpíadas de verão de 2021 estão sendo realizadas em Tóquio, Japão. Ontem, uma garota da Austrália ganhou uma medalha de ouro em uma prova de natação, e ela estava muito animada com isso. Posteriormente, durante uma entrevista para a mídia, ela usou um palavrão muito vulgar em sua conversa, que todos ouviram. Mas as pessoas da mídia a desculparam e comentaram: “Diga o que quiser; você é uma medalhista de ouro olímpico”.
Será que Deus nos desculpará por dizer algo ruim, simplesmente porque podemos ser bons atletas? Não, claro que não. Por que aquela garota usou tal palavra em sua conversa? Foi porque aquela palavra estava em seu coração. Provavelmente ela estava acostumada a falar assim no seu dia a dia, e enquanto estava sendo gravada pela mídia jornalística, o mesmo tipo de linguagem saía de sua boca. Mas o Senhor diz que o que sai de nossas bocas nos contamina.
A Bíblia diz: “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo” (Mateus 12:36). Sejamos cuidadosos com a maneira como falamos e com as palavras que guardamos em nossos corações.