“A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices” (Salmos 119:130).
Na maioria dos países do mundo de hoje, estamos acostumados a ter luz elétrica. Quando entramos em um quarto escuro, simplesmente ligamos o interruptor de luz. Imediatamente a sala se enche de luz e podemos ver. Às vezes, luzes ainda mais brilhantes são necessárias, como, por exemplo, quando os médicos estão fazendo uma cirurgia. Então eles têm luzes muito fortes com refletores que concentram o feixe em um só lugar, para que possam ver com muita clareza.
A Palavra de Deus é como uma luz para este mundo, não de forma física, mas moral. Ela nos diz quem é Deus, nos diferencia o certo do errado e, o mais importante, nos mostra claramente que, em nossa condição natural, somos todos pecadores. A Palavra de Deus nos diz que “Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas” (1 João 1:5). Sem a luz da Palavra de Deus, não perceberíamos que somos todos pecadores e que não podemos nos aproximar de Deus em nossos pecados.
Mas a Bíblia também nos diz que Deus nos ama e enviou Seu Filho para morrer por nós. Isso também é como uma luz para nós, pois não conheceríamos o amor de Deus se não tivéssemos Sua Palavra para nos dizer. Como é maravilhoso que Deus tenha escrito Sua Palavra para nós e que a tenhamos disponível em nosso próprio idioma!