Página de Perguntas Mensal | Janeiro 2022

P. Você pode explicar o significado do cálice que o Senhor instruiu os discípulos a beber em Lucas 22:17? É diferente do cálice no versículo 20?

R. “E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós… Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”

Havia dois cálices na mesa nesta ocasião. O primeiro estava ligado à tradição da páscoa. Embora não haja registro dele como instituída por Jeová no Antigo Testamento, o Senhor o usou para representar a alegria vindoura do reino em um dia futuro, quando Ele reinará como Rei dos Reis.

O segundo cálice representa Seu sangue derramado na cruz, e isso Ele conectou com a nova ceia chamada “Ceia do Senhor” (1 Coríntios 11:20), da qual Ele deseja que todo crente participe semana a semana em memória de Sua morte. “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim” (1 Coríntios 11:25).

Jim Hyland