Página de Perguntas Mensais

Pergunta: Você pode explicar o termo “Justificado”?

Resposta: Justificado significa que o crente foi inocentado de toda acusação de pecado ao ser trazido a uma nova posição diante de Deus. Ele não é mais visto por Deus como um pecador. É um ato de Deus pelo qual o ímpio é considerado justo na mente de Deus. Há dois lados da justificação: um lado negativo e um lado positivo.

O lado negativo tem a ver com ser inocentado de todas as acusações de pecado contra nós. “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê” (Atos 13:39).

O lado positivo tem a ver com o crente estar em uma posição inteiramente nova diante de Deus em Cristo, onde nenhuma outra acusação pode ser feita contra ele. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gálatas 2:16). A justificação no Cristianismo sempre leva o crente a uma nova posição diante de Deus. Justificar os pecadores é algo que somente Deus pode fazer!

Jim Hyland