“Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele,” (Filipenses 1:29).
Ao longo dos tempos, desde que o Senhor Jesus morreu, muitos cristãos sofreram pelo nome de Cristo. Às vezes é bom para nós sabermos como alguns deles sofreram. No ano de 1546, um jovem chamado George Wishart vivia na Escócia e pregava o evangelho. Ele tinha apenas 33 anos, mas era bem conhecido e muito usado para trazer almas a Cristo. No entanto, a Igreja Católica Romana era forte naquela época, e ele foi preso e condenado à morte por pregar doutrinas contrárias à igreja romana.
Por aproximadamente um mês antes de ser executado, ele foi mantido em uma prisão (em forma de uma grande garrafa) em St. Andrews, Escócia. A prisão tinha um gargalo estreito de cerca de seis pés de largura (cerca de dois metros), que então se abria para uma prisão subterrânea maior. Ele teria sido baixado para dentro dela por uma corda. Provavelmente era bem escuro lá dentro a maioria do tempo, e não era um lugar agradável para se estar.
No dia em que ele seria amarrado a uma estaca e queimado até a morte, o capitão dos soldados, que era cristão (mas que tinha que obedecer ordens), perguntou a George Wishart se ele tinha algum último desejo. Wishart pensou por um momento e então disse: “Gostaria de partir o pão uma última vez com os outros cristãos que conheço aqui.” O capitão conseguiu providenciar isso, e um dos cristãos que estava lá disse que foi um momento maravilhoso. O próprio George Wishart agradeceu pelo pão e pelo cálice, e todos participaram. Então, pouco tempo depois, Wishart deu sua vida pelo Senhor.
Talvez você nunca tenha a chance de ir lá, mas se você for a St. Andrews, Escócia, você pode ver um círculo desenhado na rua onde George Wishart foi queimado até a morte por sua fé, e você ainda pode visitar a prisão em forma de garrafa onde ele foi mantido. É um lembrete solene de quão difícil era ser um verdadeiro cristão naquela época! Mas a Bíblia diz que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Timóteo 3:12). Se vivermos para o Senhor neste mundo, sofreremos perseguição de algum tipo. Devemos estar preparados para isso.
Bill Prost