Ovelhas sem pastor

“E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:36).

A expressão “como ovelhas que não têm pastor” é bastante importante e aparece (com pequenas variações) pelo menos oito vezes na Bíblia. Está presente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. As pessoas deste mundo são frequentemente comparadas a ovelhas, pois ovelhas não são animais muito espertos. Sim, elas suportam o frio e geralmente são fáceis de manejar, mas não conseguem cuidar de si mesmas muito bem. Se se perdem, não conseguem encontrar o caminho de casa. Ou vão para lugares de onde não conseguem sair sozinhas. As ovelhas precisam de um pastor para cuidar delas.

O Senhor compara as pessoas que não têm ninguém para cuidar delas a ovelhas sem pastor. Elas andam de um lado para o outro, procurando algo que as satisfaça, mas não conseguem encontrar. Elas precisam de alguém que cuide delas, que as alimente espiritualmente e as guie em suas vidas. Acima de tudo, elas precisam se tornar uma das ovelhas de Deus, confiando no Senhor Jesus como Salvador.

O Senhor Jesus sentiu pena do povo de Israel quando esteve aqui na Terra. Ele os amava, mas eles se haviam desviado, e a maioria deles realmente não queria um pastor. Eles gostavam quando o Senhor Jesus os alimentava ou curava suas doenças, mas não O queriam como pastor. Se você conhece o Senhor Jesus como seu Salvador, então você tem um Pastor que o ama e cuida de você. Nenhum verdadeiro crente é como uma ovelha sem Pastor.

Bill Prost