
“Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou [escutou] e ouviu; e um memorial foi escrito diante Dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do Seu nome. ” (Malaquias 3:16).
“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros… E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Apocalipse 20:12).
“E não entrará nela [na cidade santa] coisa alguma que contamine [é pecaminoso] … mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27).
No início deste ano, falamos sobre o livro de memorial mencionado no livro de Malaquias, mas em nossos versículos de hoje vemos que existem outros livros que Deus guarda. Normalmente não pensamos que Deus guarda livros, e talvez eles não sejam livros de verdade como os conhecemos. No entanto, Deus guarda registros de uma série de coisas. Muitos anos atrás, antes da era dos computadores, as pessoas questionavam como Deus poderia registrar tudo o que dizemos, fazemos ou pensamos. É claro que Deus pode fazer qualquer coisa, mas desde a invenção dos computadores, vemos como é fácil armazenar grandes quantidades de informação em um chip de computador muito pequeno.
Em primeiro lugar, somos lembrados novamente de que o Senhor valoriza muito quando pensamos e falamos sobre Ele. Na época em que Malaquias viveu, por volta de 400 a.C., havia apenas algumas pessoas em Israel que pensavam no Senhor e falavam sobre Ele umas com as outras. Ele se agradava tanto delas que mantinha um registro cuidadoso de tudo o que faziam. Hoje, quando o mundo tende a abandonar a Bíblia, o Senhor ainda aprecia muito quando pensamos e falamos sobre Ele.
Mas o segundo versículo de hoje é muito sério, pois um dia o Senhor julgará aqueles que não aceitaram a Cristo como seu Salvador. Para deixar tudo perfeitamente claro, o Senhor abrirá seus registros, onde tudo o que essas pessoas fizeram está registrado. Elas não poderão argumentar, nem contratar um advogado inteligente para libertá-las. Tudo será perfeitamente justo. Quão solene será ter que comparecer diante de um Deus santo, que sabe tudo sobre elas!
Por fim, lemos sobre o livro da vida, e no terceiro versículo ele é chamado de “livro da vida do Cordeiro”. A Bíblia usa esse nome porque o Senhor Jesus, como o Cordeiro de Deus, sofreu por nós para que nossos nomes pudessem ser escritos naquele livro da vida. O livro da vida é mencionado diversas vezes na Bíblia e contém o nome de cada crente. O seu nome está escrito no livro da vida?
Bill Prost
