Animais que tem barbatanas e escamas

“De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.” (Levítico 11:9).

Aqui encontramos outro mandamento que os israelitas tinham que seguir, e ela também nos traz uma lição. Muitas pessoas neste mundo adoram pescar, e há uma grande variedade de peixes nos lagos, rios e oceanos deste mundo. Mas alguns desses peixes eram impuros para os israelitas, e outros eram considerados puros.

Em primeiro lugar, os peixes que eles podiam comer precisavam ter barbatanas (nadadeiras). Talvez você já tenha visto peixes com barbatanas, e a maioria dos peixes que têm barbatanas tem sete delas. Geralmente, eles têm uma barbatana superior, chamada barbatana dorsal, e outras chamadas barbatanas caudal, peitoral e adiposa, etc. Essas barbatanas ajudam o peixe a não rolar e a se orientar na água.

As barbatanas do peixe são para nós uma imagem de direção em nossa vida cristã e da capacidade de ir aonde o Senhor deseja. Sem barbatanas, um peixe teria dificuldade em se orientar adequadamente. Ele tenderia a rolar facilmente e teria dificuldade em mudar de direção, ou mesmo parar, se necessário. O Senhor quer que tenhamos propósito e direção em nossa vida cristã.

Mas os peixes que podiam ser comidos também precisavam ter escamas. Quando eu limpava peixes que outras pessoas pescavam, nunca gostei de peixes com escamas, pois essas escamas tinham que ser raspadas com algo áspero e afiado, antes de se conseguir chegar à carne boa que está por baixo. Mas escamas falam de proteção, como a armadura de Deus. Lemos sobre essa armadura de Deus em Efésios, capítulo 6.

À medida que avançamos neste mundo, Satanás vai nos atacar. Precisamos de toda a armadura de Deus para proteção, e as escamas do peixe nos falam disso.

Bill Prost