“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14:11).
Todos nós gostamos de ser tratados como se fôssemos importantes e todos gostamos de ser elogiados pelo que fizemos, especialmente se fizemos algo especial. Não é errado elogiar os outros por fazerem algo bem, mas se precisamos de uma dieta constante de elogios em nossas vidas, há algo errado. Precisar ser constantemente elogiado é realmente orgulho, e o orgulho está no topo da lista de coisas que Deus odeia.
Lemos na Bíblia que o Senhor Jesus “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo” (Filipenses 2:7). Ele era o único que tinha o direito de ser servido, mas em vez disso serviu aos outros. Agora Ele nos chama para segui-Lo e nos humilharmos.
Podemos nos perguntar por que o orgulho é tão errado. A razão é que o orgulho tira a glória de Deus e a dá a você e a mim. Se fomos capazes de fazer algo certo, é apenas porque Deus nos deu a capacidade de fazê-lo. Ele é o único que é digno de todo louvor! Se nos humilharmos neste mundo, Deus nos exaltará no futuro.
Bill Prost