
“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho” (Gênesis 22:13).
Na história de Gênesis 22, Abraão é uma figura de Deus Pai, e Isaque é uma figura do Senhor Jesus. Mas na história, Deus impediu Abraão de realmente matar seu filho e oferecê-lo em holocausto. Um substituto foi providenciado — um carneiro preso pelos chifres num mato. Mas não havia substituto para o Senhor Jesus; somente Ele poderia ser o verdadeiro holocausto e pagar a pena pelo pecado. Há muitas figuras do Senhor Jesus no Antigo Testamento, mas nenhuma delas é perfeita.
O carneiro também é uma figura do Senhor Jesus, pois o carneiro foi preso pelos chifres. Os chifres de um carneiro são fortes, e seria muito incomum que um carneiro fosse preso dessa forma. Mas os chifres são talvez uma imagem da força do amor do Senhor por nós, e esse amor o manteve na cruz, até que a obra fosse concluída.
Bill Prost
