O orgulho de Jó

“Jó falou sem conhecimento, e suas palavras eram sem sabedoria… Então Jó respondeu ao Senhor e disse… Eu ouvi falar de Ti pelo ouvir dos meus ouvidos, mas agora meus olhos Te veem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 34:35; 42:1,5-6, KJV).

Jó não percebia que era um homem orgulhoso — orgulhoso de sua própria bondade! Ele pensava que sua bondade vinha toda dele mesmo, em vez de ser o resultado da graça de Deus operando nele. Como resultado, ele sentiu que Deus era injusto em permitir problemas tão severos em sua vida. Mas através de tudo isso, Jó veio a conhecer o Senhor melhor do que antes. Ele percebeu que Deus era maior do que ele, e que toda a sua bondade era somente porque Deus lhe dera uma nova vida. Então ele deu a Deus a glória, em vez de se orgulhar de sua própria bondade.

Então Deus lhe deu o dobro do que ele tinha antes, e também lhe deu dez filhos novamente, para substituir os que tinham morrido. Jó lucrou com os tratos de Deus com ele, e esta é uma boa lição para nós também. Tudo o que Deus permite em nossas vidas é para nossa bênção, e podemos aprender com isso.

Bill Prost