Nunca hão de perecer

“As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.” (João 10:27-29).

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus…” (Romanos 8:1).

No decorrer da escrita deste devocional, referi-me muitas vezes à importância de ser salvo e usei alguns avisos das Escrituras para qualquer um que não seja salvo. Mas você já se perguntou se poderia perder sua salvação, se fosse verdadeiramente salvo uma vez? Alguns grupos cristãos hoje ensinam que você pode ser salvo e então se perder novamente. Eles dizem que se você cometer um pecado grave, pode perder sua salvação. Se olharmos para nossos versículos de hoje, vemos claramente que isso é impossível. Esses dois versículos nos dão duas razões muito boas pelas quais nunca podemos nos perder novamente, se formos verdadeiramente salvos. Falamos sobre Romanos 8:1 no início de março, mas talvez seja bom repassar essa preciosa verdade novamente, já que é tão importante.

Primeiro de tudo, lemos em João 10 que aqueles que têm a vida eterna “nunca hão de perecer”, e que “ninguém as arrebatará da Minha mão”. Esta é uma linguagem forte, mas depois continua dizendo que “ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai”. Aqui temos uma segurança dupla, no Senhor Jesus e em Deus Pai. Como poderíamos ser deixados ir, se tanto Deus nosso Pai quanto o Senhor Jesus nos têm em suas mãos? É impossível. Eu vi meninos segurando algo firmemente em suas mãos, e então vi outros meninos tentando abrir aquela mão. Às vezes, um menino muito maior pode abrir a mão de um menino menor, mas ninguém pode “abrir” a mão de Deus e nos levar embora. Sua mão é forte demais para qualquer um!

Então, em nosso segundo versículo, somos informados de que estamos “em Cristo Jesus”. Essa expressão “em Cristo” ocorre muitas vezes nas epístolas de Paulo, pois ele recebeu essa preciosa verdade diretamente de um Cristo ressuscitado em glória. Pense nisso! Quando Deus olha para você e para mim, Ele nos vê em toda a perfeição do próprio Cristo! O Senhor Jesus Cristo é adequado para o céu? Sim, claro. Então nós também somos adequados — perfeitamente adequados, pois estamos “em Cristo”. Deus pode trazer qualquer acusação contra o Senhor Jesus? Não, claro que não. Então Ele não pode trazer nenhuma acusação contra nós, pois estamos “em Cristo”. Quando essa verdade toma conta de nossas almas, percebemos que, uma vez que somos verdadeiramente salvos, nunca mais podemos nos perder.

Infelizmente, se nos afastarmos do Senhor, podemos perder a alegria da nossa salvação, e então podemos até questionar em nós mesmos se realmente somos salvos. Mas não é que precisamos nos apegar ao Senhor; ao contrário, Ele está se apegando a nós. E Ele nunca nos deixará ir!

Bill Prost