“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;” (1 Tessalonicenses 5:6).
É importante para nós dormirmos, e a maioria de nós precisa de cerca de oito horas todas as noites. Mas existem algumas pessoas com muito menos sono, e eu conheci pessoas que precisavam de apenas quatro horas de sono à noite. William Van Horne, que se tornou presidente da Canadian Pacific Railway em 1888, era assim. Ele costumava monitorar as mensagens do telégrafo nos trens no meio da noite, quando alguns dos garotos do telégrafo achavam que todos os outros estavam dormindo, e aproveitavam a oportunidade para enviar mensagens bobas ao longo da linha. Então o Sr. Van Horne os interrompia, e quando descobriam quem era, ficavam um tanto chocados e surpresos ao descobrir que o presidente da ferrovia estava acordado naquele momento, e os ouvindo. Quando alguém lhe perguntou uma vez por que ele não dormia mais, ele respondeu: “Porque quando você está dormindo, você não sabe o que está acontecendo!” Ele era um bom presidente da ferrovia, porque geralmente sabia de tudo o que estava acontecendo.
Precisamos de uma certa quantidade de sono natural, mas de acordo com nosso versículo, não é bom estar espiritualmente adormecido. Muitas pessoas neste mundo estão espiritualmente adormecidas e não percebem que o julgamento está à frente delas. Elas simplesmente seguem com a vida, e talvez até se divirtam, mas não pensam que algum dia terão que encontrar Deus. Aqueles que O encontram em seus pecados terão que passar uma eternidade naquele lugar terrível chamado inferno.
Mas também é fácil para um cristão estar espiritualmente adormecido, e Paulo nos alerta sobre isso em nosso versículo. Em vez de dormir, devemos vigiar e ser sóbrios. Isso não significa que precisamos ficar acordados à noite, mas significa que devemos estar em guarda neste mundo, e não simplesmente nos deixar levar por aqueles que não conhecem o Senhor Jesus. Qualquer peixe morto pode ser levado rio abaixo com a corrente, mas é preciso um peixe vivo e energético para nadar contra a corrente. Talvez você tenha visto fotos ou vídeos de peixes que fazem isso, especialmente na primavera, quando nadam contra a corrente para desovar. Eles podem até pular pequenas cachoeiras, eles são tão determinados. O Senhor quer que sejamos como esses peixes, e não que estejamos espiritualmente adormecidos. O Senhor quer que sejamos sóbrios, ou que levemos nossa vida cristã a sério.
Bill Prost