
“A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” (Gênesis 9:4).
“… Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue…” (Levítico 17:14).
“Por isso julgo… escrever-lhes que se abstenham [se mantenham afastados] … do que é sufocado e do sangue.” (Atos 15:19-20).
Temos falado um pouco sobre algumas das restrições alimentares que Deus impôs aos israelitas e como todas elas tinham um significado espiritual. Havia alguns animais que eles podiam comer e outros que não podiam.
No entanto, há uma coisa mencionada na Bíblia que as pessoas jamais deveriam comer, seja antes ou depois da lei ter sido dada a Israel. Da mesma forma, a mesma regra se aplica a nós, no cristianismo. Notamos há alguns dias que agora, sob o cristianismo, temos permissão para comer qualquer animal, mas, como vemos no terceiro versículo citado acima, há uma coisa que nem mesmo os cristãos devem comer. Essa única coisa é o sangue.
Em algumas partes do mundo, eles gostam de comer sangue e coisas feitas com sangue. Existem alguns países onde se faz chouriço de sangue, e nesses mesmos países se faz morcela de sangue. Em algumas culturas, as pessoas ainda bebem sangue hoje em dia, acreditando que ele tenha algum mérito especial para elas.
No entanto, tudo isso é proibido para você e para mim, como cristãos. Por quê? Porque, como o Senhor diz no segundo versículo acima, “a vida de toda a carne é o seu sangue”. Ele é o único que pode dar vida; o homem não pode dar vida. Além disso, é o sangue do Senhor Jesus que lava os nossos pecados. Por essas duas razões, Deus reserva o sangue para Si mesmo; não devemos comê-lo.
Logo após o dilúvio, quando Deus permitiu que as pessoas comessem carne pela primeira vez, Ele disse cuidadosamente a Noé para não comer a carne com o sangue. Então, quando deu a lei a Moisés, novamente os advertiu a não comer o sangue de nenhum animal. Finalmente, no cristianismo, também somos instruídos a não comer sangue. É bom que tenhamos isso claro e entendamos por que Deus proíbe o consumo de sangue.
Por milhares de anos, o homem não compreendeu realmente como o sangue é a vida do corpo. Um médico britânico, William Harvey, costuma ser creditado pela descoberta da circulação sanguínea no século XVII, embora haja boas evidências de que um médico árabe tenha realmente feito essa descoberta no século XIII. Mas o Senhor sabia desde o princípio que o sangue era a vida do corpo, e Ele não quer que o homem o coma.
Bill Prost
