“E a Adão [Deus] disse: … maldita é a terra por causa de ti… no suor do teu rosto comerás o teu pão” (Gênesis 3:17, 19).
Muitos anos atrás, eu estava conversando com um fazendeiro cristão mais velho que eu conhecia bem. Ele era um bom agricultor e frequentemente ia a reuniões e seminários agrícolas para aprender mais. Ele me disse que em um seminário agrícola, o professor que estava falando fez a seguinte declaração — “Sabemos muito bem que não estamos obtendo do solo o rendimento que deveríamos. Mesmo com sol e chuva perfeitos, misturas perfeitas de minerais e fertilizantes no solo e excelentes técnicas de cultivo, estamos obtendo apenas uma fração do rendimento que o solo poderia nos dar. Mas por mais que tentemos, não podemos desvendar o segredo!” Como era uma reunião grande, o fazendeiro não se sentiu à vontade para interromper o professor. Mas ele me disse que gostaria de falar por alguns minutos, pois poderia ter dito a eles por que não conseguiram descobrir o segredo.
De acordo com nosso versículo de hoje, tudo isso faz parte da maldição que Deus lançou sobre a terra depois que o homem pecou, de modo que ele teve que trabalhar duro para cultivar as coisas. Essa maldição ainda está conosco e não será removida até o milênio, após a vinda do Senhor para nós.
Bill Prost