“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).
Quando eu era jovem, eu realmente gostava desse versículo. Às vezes, as pessoas não queriam me ouvir porque eu era jovem, e pensei que o apóstolo Paulo “tinha razão” quando disse a Timóteo para não permitir que ninguém desprezasse sua juventude. Mas então eu tive que aprender a ler o resto do versículo. Se Timóteo pretendia obter o respeito dos outros, ele precisava cultivar as qualidades que mereceriam esse respeito. Sua fala, conduta, amor, etc., tudo precisava ser um bom exemplo para os outros.
É o mesmo hoje. Mesmo sendo jovens gostamos de ser respeitados, e isso é bom. Mas a maneira como vivemos, falamos e interagimos com os outros precisa ser semelhante à de Cristo. Então descobriremos que os outros, especialmente os crentes mais velhos, nos respeitarão. Como já ouvimos muitas vezes antes, nossas ações são mais importantes do que o que dizemos, e o que somos é mais importante do que o que fazemos. Se Cristo é nosso objetivo, então nossa vida refletirá o que Ele é.
Bill Prost