Jonas – Parte 3

“E começou Jonas a entrar pela cidade… e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus… e vestiram-se de saco…” (Jonas 3:4-5).

“E Deus viu as obras deles… e… se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria” (Jonas 3:10).

“Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. E orou ao SENHOR, e disse… sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.” (Jonas 4:1-2).

Se você ler os capítulos 3 e 4 de Jonas, verá que mais uma vez o Senhor ordenou que Jonas fosse e desse um aviso a Nínive, e dessa vez ele foi. Ele fez aquela longa jornada até Nínive, e disse a eles que em quarenta dias Deus iria subverter (destruir) a cidade. Embora fossem uma nação pagã, eles acreditavam que a mensagem de Jonas era do Senhor, e se humilharam. Vestir saco de pano (um tipo de tecido áspero e irritante usado para fazer sacos, possivelmente para carregar vegetais ou grãos) era um sinal de arrependimento, e é mencionado várias vezes no Antigo Testamento nesse contexto. Quando o Senhor viu o arrependimento deles, Ele não trouxe julgamento sobre eles, como Ele havia dito que faria.

Tudo isso deixou Jonas muito irado, pois ele realmente queria vê-los sob o julgamento de Deus. Jonas não queria ver o Senhor mostrar qualquer misericórdia ou graça a essas pessoas! No entanto, se pensarmos nisso por um momento, o próprio Jonas tinha acabado de receber misericórdia e graça, após se recusar a obedecer ao Senhor. Ele tinha sido salvo de se afogar no mar, e então foi vomitado da barriga do peixe em terra seca. No entanto, aqui está ele, irado porque Deus estava mostrando misericórdia e graça a Nínive!

Antes que você e eu condenemos Jonas veementemente, lembremo-nos de que às vezes fazemos o mesmo. Nós, que somos cristãos, fomos muito perdoados, mas às vezes não estamos dispostos a perdoar os outros por algo que eles fizeram. Como Jonas, muitas vezes precisamos aprender mais sobre a graça de Deus.

Acredito que Jonas aprendeu no final a lição, pois Deus usou uma grande aboboreira para lhe ensinar algo, enquanto ele estava sentado fora da cidade de Nínive. Você pode ler sobre isso em Jonas, capítulo 4. Definitivamente, é quase certo que Jonas escreveu o livro de Jonas, e ele não poderia tê-lo escrito a menos que tivesse aprendido o que Deus queria lhe ensinar.

Bill Prost