
“E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.” (Apocalipse 21:10).
“Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;” (Gálatas 4:26 ARA).
Ontem, vimos um pouco da história da cidade de Jerusalém e da importância que ela tem para o povo de Israel. Vimos também que ela será a capital de Israel e, de fato, a capital do mundo inteiro durante o milênio.
Aqui em nossos versículos de hoje, vemos a Jerusalém celestial, uma imagem do que compartilharemos juntos no céu como a igreja de Deus. Deus nos compara à cidade de Jerusalém, pois assim como Jerusalém, na terra de Israel, será o centro de Deus na Terra em um dia vindouro, nós seremos o centro de Deus no céu. A cidade santa representa para nós a igreja, mas ela é descrita como uma cidade. Se você ler Apocalipse, capítulo 21:9-27, encontrará uma descrição dessa cidade. Provavelmente não deve ser entendida de forma literal, pois é uma figura, mas se olharmos para suas dimensões, quão grande ela é! Doze mil estádios de comprimento, doze mil estádios de largura e doze mil estádios de altura. Como um estádio corresponde a cerca de 185 metros, isso significa que esta cidade mede aproximadamente 2.200 km de comprimento, 2.200 km de largura e 2.200 km de altura! Você e eu nunca vimos uma cidade assim. Mesmo que tudo estivesse em um único nível, cobriria mais de dois terços da área continental dos EUA. Mas esta cidade também tem 2.200 quilômetros de altura! Não podemos imaginar nada parecido.
Ela é também muito bela, pois lemos que seus alicerces são decorados com todo tipo de pedras preciosas e seus portões são feitos de pérolas. Lá não haverá noite, nem precisarão da luz do sol, pois lemos que “o Cordeiro é a sua lâmpada” (Apocalipse 21:23).
Mais uma vez, tudo isso provavelmente é apenas uma figura do que desfrutaremos em um dia vindouro, e há significados espirituais em todas essas coisas que não nos daremos ao trabalho de abordar aqui. Mas, como já disse, Deus terá uma Jerusalém na Terra, mas você e eu, como Sua igreja, seremos a “nova Jerusalém” no céu.
Bill Prost
