“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.” (Gênesis 1:14).
Você já pensou no conceito de tempo e no que ele significa? Vivemos em um mundo onde o tempo é importante, e nos acostumamos tanto a viver e trabalhar com o tempo que talvez assumamos que ele sempre existiu. Afinal, tudo neste mundo não tem que acontecer em um determinado momento? Mas Deus vive e se move na eternidade, e foi Ele quem criou o tempo, como um pequeno “pontinho” na eternidade. Não importa o quão longe voltemos, a eternidade voltou mais longe, e Deus sempre esteve lá, pois Ele existia desde uma eternidade passada. Não importa o quão longe olhemos para a frente, a eternidade vai mais longe, pois nunca acabará. Como já notamos alguns dias atrás, nós também fomos feitos para a eternidade, e não apenas para o tempo. Lembro-me bem de que quando nosso primeiro filho nasceu, uma piedosa irmã mais velha em Cristo comentou: “Outra pequena vida que viverá enquanto Deus viver”. Este é certamente um pensamento solene.
Como vemos em nosso versículo, Deus criou realmente o tempo, e criou um mundo no qual nossa existência é medida em períodos de tempo, sejam dias, semanas, meses ou anos. Um ano em nossa Terra é de aproximadamente 365 dias, porque é quanto tempo a Terra leva para orbitar ao redor do Sol uma vez. Mas anos em outros planetas são bem diferentes. Como está mais perto do Sol do que nossa Terra, o ano de Mercúrio é de apenas 88 dias, mas um ano em Netuno é realmente longo — 60.190 dias. Isso é quase 165 dos nossos anos aqui na Terra. Mas por que Deus criou alguns milhares de anos de tempo no meio da eternidade? Por que Ele se incomodou?
Acredito que há duas razões para isso. Primeiro, Deus queria honrar e glorificar Seu Filho amado, o Senhor Jesus. (Glória a alguém é dar a ele uma alta honra da qual ele é digno.) Para fazer isso, Ele criou este mundo por Seu Filho, então O enviou a este mundo como um homem, para ir à cruz do Calvário e morrer por nossos pecados. Como resultado de tudo isso, Deus foi glorificado e, por sua vez, glorificou Seu Filho. Deus propôs que o Senhor Jesus governasse sobre todas as coisas em um dia vindouro.
No entanto, há outra razão pela qual Deus criou o tempo. Deus é amor, e Ele precisava de objetos para amar. Então Deus criou você e eu, e a Bíblia nos diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Deus queria que você e eu estivéssemos com Ele no céu, para compartilhar toda a glória de Seu Filho e ser Sua noiva.
É uma coisa maravilhosa perceber que Deus passou por todo o trabalho de criar o tempo, e este mundo também, para glorificar Seu Filho, o Senhor Jesus, e ter você e eu no céu com Ele. Que amor maravilhoso!
Bill Prost