Hábitos e Vícios

“Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Coríntios 6:12).

No Antigo Testamento, os filhos de Israel eram responsáveis perante Deus por guardar a lei que Ele havia dado. Eles prontamente concordaram, mas logo descobriram que não conseguiriam guardá-la.

Agora, no Cristianismo, não estamos mais sob a lei. Em vez disso, temos uma nova vida em Cristo — uma vida que deseja agradá-Lo. O Senhor quer que deixemos que essa nova vida se manifeste em nossa caminhada cristã. No entanto, se não tivermos cuidado, podemos permitir maus hábitos em nossas vidas que se transformam em vícios e, assim, como diz nosso versículo, podemos ser “dominados” por esses hábitos. Conheci pessoas que eram dominadas pelo fumo, álcool, drogas e talvez outras coisas. Muitas dessas pessoas gostariam de parar de fazer essas coisas, mas o desejo que tinham por elas era muito forte. Mesmo coisas como esportes, comida, dinheiro e entretenimento podem se tornar vícios e dominar sobre nós.

O apóstolo Paulo estava preocupado em não ser dominado por nada em sua vida. Nós também devemos ter cuidado para não desenvolvermos um hábito que pode se tornar um vício, algo que depois não consigamos parar de fazer, mesmo que queiramos.