Grandezas para ti

“E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR…” (Jeremias 45:5).

Essas palavras foram ditas por Jeremias a um jovem chamado Baruque, que era um escriba que escrevia alguns dos escritos para Jeremias. Ele estava evidentemente muito chateado com a condição das coisas entre os judeus naquela época, e tinha falado sobre isso.

Não nos é dito exatamente em que “grandezas” Baruque estava pensando, e o que ele poderia ter desejado, mas o Senhor disse a Jeremias para avisar Baruque para não buscar grandezas. Por que o Senhor diria isso a um jovem? Quando somos jovens e saudáveis, estamos acostumados a olhar para a frente na vida, e a querer usar nosso tempo e energia para fazer algo de nós mesmos.

No entanto, os judeus estavam prestes a ser levados cativos pelos babilônios sob o rei Nabucodonosor. Eles tinham adorado ídolos continuamente e desonrado o Senhor, a ponto de o Senhor não poder mais os chamar de Seu povo exteriormente. Jeremias sabia disso, embora o rei de Judá e muitos de seus conselheiros não acreditassem. Mas Jeremias sabia que o reino de Judá estava no fim, e que não era hora de buscar grandezas.

Assim é para você e para mim hoje. Desde que o Senhor Jesus foi crucificado, este mundo está sob julgamento, e é apenas uma questão de tempo até que o Senhor o execute. Deus tem sido gracioso e esperou quase 2.000 anos enquanto o evangelho é pregado. Podemos ser gratos por isso, mas não é hora de buscar grandezas para nós mesmos neste mundo. É hora de servir ao Senhor e buscar Seus interesses neste mundo. Sim, precisamos de uma casa para morar, comida para comer e roupas para vestir. Precisamos de um emprego para ganhar a vida, e é certo que trabalhemos e nos sustentemos. Mas buscar grandezas aqui embaixo é fazê-lo em um mundo que rejeitou o Senhor Jesus, e que agora está sob julgamento. Quão melhor é usar nosso tempo para o Senhor e acumular tesouros no céu!

Bill Prost