“Se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca… Rogo-te [agora] que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho” (Juízes 6:37, 39).
Se você ler sobre como Gideão usou o velo, verá que ele o expôs duas vezes. Na primeira vez ele pediu que o orvalho estivesse no velo e que toda a terra ficasse seca. Quando ele estendeu o velo, na manhã seguinte ele conseguiu espremer uma tigela cheia de água, mas o chão estava seco. Então, ele pediu o inverso: que o velo estivesse seco, mas que houvesse orvalho no chão, e Deus fez isso por ele.
Você já se perguntou se há um significado para tudo isso? O velo é uma figura do Senhor Jesus. Durante Sua vida, Ele foi como “raiz de uma terra seca” (Isaías 53:2). Ele estava cheio de bênçãos, mas tudo ao redor estava seco. Então, na cruz, Ele se tornou o velo seco, pois podia dizer: “A minha força secou-se como um caco” (Salmos 22:15). Mas qual foi o resultado? Bênção para você e para mim, retratada pelo orvalho no chão. Tudo na Bíblia aponta para Cristo.
Bill Prost