
“Serafins estavam por cima dele… E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos… e a casa [o templo] se encheu de fumaça” (Isaías 6:2-4).
Neste relato de Isaías, ele viu uma visão do Senhor em Seu trono, com anjos ao redor clamando: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos.” Ao mesmo tempo, o templo de Deus se encheu de fumaça. Por que isso aconteceu?
Temos um ditado em inglês que diz: “onde há fumaça, há fogo” — e isso é verdade. Enquanto escrevo isto, em junho de 2023, minha garganta está um pouco irritada, e o ar está enevoado lá fora por causa da fumaça dos incêndios florestais que estão ocorrendo perto de Ottawa, Ontário, e também na província vizinha de Quebec. Quando sentimos cheiro de fumaça, sabemos que em algum lugar há fogo queimando. Mas, às vezes, o vento carrega a fumaça por uma longa distância.
A fumaça é um sinal de alerta do fogo, e a fumaça no templo de Deus é um alerta da Sua santidade e do juízo que cairá sobre aqueles que ousarem entrar em Seu templo com pecado. Isaías reconheceu isso e confessou sua pecaminosidade diante do Senhor. Mas o Senhor o purificou com uma brasa tirada do altar. O altar aponta para a cruz de Cristo, e como resultado, Isaías pôde entrar na presença do Senhor, mesmo tendo pecado. Da mesma forma, nós também podemos agora entrar na presença de Deus, por causa da obra de Cristo na cruz.
Bill Prost
