Fruto da boa terra

“… e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” ​​(Mateus 13:8).

“… e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.” ​​(Marcos 4:20).

“E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um… ” ​​(Lucas 8:8).

Aqui está algo interessante para todos nós refletirmos. Pode ser um pouco difícil de entender, mas a Bíblia está cheia de lindas meditações ​​como esta. A parábola do semeador nos é dada três vezes na Bíblia — em Mateus, Marcos e Lucas. No entanto, o fruto da boa terra é descrito de três maneiras diferentes. Em Mateus, começa com “cem vezes” e vai até trinta; Em Marcos, começa com “trinta vezes” e vai até cem; Em Lucas, é tudo “cem vezes”. Por que isso?

Eu sugeriria que cada evangelho nos dá uma visão diferente da maneira como o evangelho é apresentado. Em Mateus, percebemos que tudo o que Deus confiou ao homem falhou; o homem tem sido um fracasso desde o início. Adão e Eva quebraram o único mandamento que Deus lhes deu, Noé ficou bêbado logo após sair da arca, a nação de Israel se afastou do Senhor e adorou ídolos, só para citar alguns exemplos.

O homem não tem sido melhor sob o evangelho. A igreja começou bem, mas muito rapidamente doutrinas e práticas ruins entraram, e agora, exteriormente, a igreja está em ruínas. Podemos agradecer que o evangelho ainda é pregado, mas está produzindo apenas “trinta vezes mais” em comparação com o início.

No entanto, o evangelho de Marcos é sobre Cristo como o Servo perfeito, e o serviço ao Senhor é individual. Em cada período da história do homem, à medida que muitas pessoas se afastavam do Senhor, a fidelidade dos indivíduos se tornava mais notável. Antes de construir a arca, Noé era fiel mesmo quando todos os outros não eram; Abraão era fiel quando muitos outros não eram: Josias, o rei de Judá, era muito fiel, mesmo tendo um pai e um avô ímpios.

Assim é hoje. Se a igreja está em ruínas externamente, os indivíduos fiéis ao Senhor são mais notáveis, e Deus os valoriza. Eles são muitas vezes os que produzem cem vezes mais, e isso deveria ser um verdadeiro encorajamento para você e para mim!

Finalmente, em Lucas diz simplesmente, “cem por um”. Em certo sentido, nas mãos do Senhor, tudo é cem vezes mais. Quando o Senhor apresentar Sua igreja a Si mesmo em um dia vindouro, ela será vista em toda a Sua perfeição, não tendo “mácula, nem ruga, nem coisa semelhante” (Efésios 5:27). É assim que aparecemos diante de Deus como resultado da obra de Cristo na cruz, e o Espírito de Deus em Lucas chama isso de “cem por um”. Como isso é encorajador! Nenhum de nós é cristão perfeito quanto ao fruto que produzimos, mas todos estamos diante de Deus na perfeição do próprio Cristo, porque Ele nos purificou de todo pecado.

Bill Prost