Fraqueza ou Oposição?

“Alexandre, o latoeiro, me tem feito muito mal; o Senhor lhe recompensará segundo as suas obras” (2 Timóteo 4:14, TB).

“Ninguém esteve ao meu lado na minha primeira defesa, pelo contrário todos me desampararam; que isto não lhes seja imputado” (2 Timóteo 4:16, TB).

Alexandre era evidentemente um homem mau, embora pareça que ele havia dito que era cristão no passado. Não sabemos se ele era um verdadeiro cristão ou não, mas ele era um verdadeiro inimigo de Paulo, e Timóteo foi instruído a tomar cuidado com ele também. Paulo não pede perdão ao Senhor, mas simplesmente prediz que Ele o recompensará de acordo com suas obras.

No entanto, quando alguns queridos irmãos, sem dúvida por medo, deixaram Paulo sozinho quando ele estava diante de César, Paulo percebeu que eles eram reais e pediu ao Senhor que não os responsabilizasse por isso. Assim ele demonstrava a mesma graça que o Senhor Jesus havia mostrado ao ser pregado na cruz; Ele havia dito: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Deus é cheio de graça para com a fraqueza, mas firme com a oposição real à verdade. Devemos agir da mesma forma.

Bill Prost