“Porém Jônatas… estendeu a ponta da vara que tinha na mão, e a molhou no favo de mel; e, tornando a mão à boca, aclararam-se os seus olhos” (1 Samuel 14:27).
Gosto muito de mel, e particularmente de um favo de mel de verdade, onde a cera está ali com o mel. Alguns dias atrás, minha esposa estava fazendo compras em uma loja especial e, sabendo o quanto eu gosto de favos de mel, ela comprou um para mim. Ainda tenho um pouco e o espalho na minha torrada de manhã!
Aqui em nosso versículo de hoje, o filho do rei Saul, Jônatas, estava lutando em uma batalha e, como não tinha comido nada, estava se sentindo um pouco fraco. Quando encontrou um pouco de mel feito por algumas abelhas selvagens, pegou um pouco e imediatamente se sentiu melhor.
Mas você e eu percebemos quanto trabalho dá para fazer mel? As chamadas “abelhas operárias” em uma colmeia trabalham duro coletando néctar das flores, trazendo-o de volta para a colmeia e fazendo o mel. Elas também têm glândulas especiais que as permitem fazer a cera que contém o mel. Uma estimativa comum é que uma abelha operária em sua vida produz apenas 1/12 de uma colher de chá de mel! Para fazer meio quilo de mel, são necessárias 1230 abelhas operárias! O Senhor as fez assim, para que pudessem fazer mel, não apenas para si mesmas, mas para nós também. Em alguns dias, discutiremos o significado do mel na Bíblia.
Bill Prost