Ester

“Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu… assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” (Ester 4:15-16).

Ester é outro livro muito interessante da Bíblia e mostra como o Senhor preserva e cuida de Seu povo, mesmo quando estão em terra estrangeira e talvez não O honrem como deveriam. O livro de Ester se passa durante o reinado do rei Assuero, cujo verdadeiro nome era Xerxes. Ele reinou de 485 a.C. a 474 a.C., portanto, o livro de Ester se passa alguns anos antes de lermos sobre Esdras e Neemias.

Ester era uma jovem cujos pais haviam falecido, e um parente chamado Mordecai a adotou como filha. Eles não viviam na terra de Israel, mas sim no império persa, para onde seus ancestrais haviam sido levados por Nabucodonosor. Ela era aparentemente uma jovem muito atraente, e eventualmente o rei persa Assuero a escolheu como sua rainha. Isso, é claro, era algo completamente errado para uma judia, pois eles não deveriam se casar com alguém de fora do povo de Israel. Esta é provavelmente a razão pela qual o nome de Deus não é mencionado em todo o livro de Ester, mas certamente vemos Deus agindo em favor de Seu povo.

Um homem chamado Hamã era um alto funcionário do governo persa e não gostava de Mordecai, nem dos judeus como povo. Ele queria se livrar de todos eles e convenceu o rei a matar todos os judeus em um determinado dia. Mordecai apelou a Ester para que fosse até o rei e lhe pedisse que fizesse algo a respeito. No entanto, era contra a lei que qualquer pessoa, mesmo a rainha, entrasse na presença do rei sem ser convidada. O rei podia receber bem aquele que entrava, mas também podia executá-lo, se decidisse que não lhe agradava ser perturbado. Mas Ester decidiu entrar e confiar no Senhor quanto à reação do rei. Não contarei o resto da história, mas leia você mesmo no livro de Ester. É tudo muito interessante e notável como o Senhor usou Ester para livrar os judeus do mal. Além disso, lembremo-nos de que o Senhor pode, e ainda opera, hoje em favor de você e de mim, para nos proteger.

Bill Prost