“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23).
Você e eu somos seres complexos, pois a Bíblia nos diz que não somos compostos apenas de um corpo. Em vez disso, temos três partes em nosso ser — espírito, alma e corpo. Todos nós sabemos o que nossos corpos são, pois vivemos e nos movemos neste mundo usando nossos corpos. No entanto, a Palavra de Deus nos diz que nosso corpo é realmente apenas uma casa para nosso espírito e alma. O apóstolo Paulo nos diz que “se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2 Coríntios 5:1). Este versículo está falando de nossos corpos. Se morrermos, e nossos corpos voltarem ao pó, sabemos que Deus ressuscitará esses corpos quando o Senhor Jesus vier, e os transformará em novos corpos.
Talvez alguns de vocês tenham ido a uma funerária e visto o corpo de alguém que amavam ali, em um caixão. Podemos reconhecer a pessoa, mas não há vida naquele corpo; ele não se move nem responde a nós de nenhuma forma. Isso ocorre porque a alma e o espírito se foram, e lemos em Tiago 2:26: “o corpo sem o espírito está morto”. A “casa” (o corpo) continua lá, mas a alma e o espírito que antes viviam dentro dela se foram.
Mas qual é a diferença entre a alma e o espírito? A alma é aquela parte de nós que nos torna únicos como indivíduos. É a parte de nós que determina nossos apetites por certas coisas e nossos desejos. Alguns de vocês podem gostar de nada mais do que um jogo de futebol, enquanto outros preferem ler um bom livro. Alguns jovens amam música; outros podem estar muito mais interessados em esportes. Novamente, isso é parte de suas almas e os torna distintos de outras pessoas.
O espírito, no entanto, é algo que somente o homem tem; nenhum animal tem espírito, pois o espírito é a parte consciente de Deus em nós. Ele nos diz em Gênesis 1:26 que “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, e então Ele deu ao homem um espírito que poderia reconhecer quem é Deus. Por causa do espírito nele, a humanidade sabe que há um Deus e pode ter um relacionamento com Deus. Isso é algo maravilhoso e, ainda assim, é também algo sério. Se sabemos que há um Deus, é importante prestar atenção à Sua Palavra e conhecer o Deus verdadeiro. É triste dizer, mas muitas pessoas neste mundo estão adorando deuses falsos ou ídolos. O espírito delas lhes diz que elas devem acreditar em um deus, mas Satanás as enganou para que acreditassem em deuses falsos, em vez do Deus verdadeiro.
Para nós, como cristãos, o apóstolo Paulo expressou um desejo de que todas as três partes que temos fossem “conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor” (1 Tessalonicenses 5:23). O Senhor nos ajudará a fazer isso, se pedirmos a Ele.
Bill Prost