
“… Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés… Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” (Esdras 7:6, 10).
Às vezes, até mesmo os cristãos hesitam em ler os livros de Esdras e Neemias, pois não sabem muito sobre eles e acham esses livros difíceis de entender. Além disso, há muitos nomes em ambos os livros — nomes que são às vezes difíceis de pronunciar. No entanto, esses livros são bastante interessantes e mostram como Deus cuidou de Seu povo Israel, mesmo depois de terem sido levados para o cativeiro.
O livro de Esdras, na verdade, começa muito antes de Esdras retornar à terra de Israel, pois começa por volta de 536 a.C., bem no final dos setenta anos de cativeiro previstos pelo profeta Jeremias. O Senhor havia trabalhado no coração de Ciro, rei da Pérsia, para emitir uma ordem que permitisse que qualquer um dos filhos de Israel que quisesse voltar para lá e viver, o fizesse. Ele também deu uma ordem específica para reconstruir o templo em Jerusalém. Como resultado dessa ordem, cerca de cinquenta mil judeus retornaram à terra de Israel e começaram a reconstruir o templo. Os seis primeiros capítulos do livro de Esdras nos falam de alguns dos problemas que essas pessoas enfrentaram e contam como aqueles que não queriam ver o templo reconstruído causaram problemas para aqueles que estavam construindo. Mas, finalmente, o templo foi concluído, talvez por volta de 520 a.C.
Mais tarde, Esdras entra em cena, talvez por volta de 468 a.C. Ele pertencia à família sacerdotal, pois era descendente de Zadoque, e podia traçar sua linhagem até Arão. Como vemos em nossos versículos de hoje, Esdras tinha preocupação com o povo de Deus e, embora se encontrasse em cativeiro, o Senhor operou no coração do rei para que lhe permitisse retornar a Jerusalém. O rei não apenas deu permissão, mas também disse que quaisquer outros que quisessem ir com Esdras deveriam ter permissão para ir. Mais do que isso, o rei providenciou tudo o que fosse necessário para a realização dos sacrifícios e para que Esdras ensinasse a lei de Moisés ao povo.
É maravilhoso ver como o Senhor pôde operar no coração deste rei gentio, permitindo-lhe favorecer os judeus e ajudá-los dessa maneira. O Senhor pode fazer isso hoje, pois Ele controla o coração das autoridades sobre nós. Se o Senhor quer que algo seja feito, Ele pode fazer acontecer!
Bill Prost
