
“E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” (2 Reis 5:2-3).
Nas próximas meditações, gostaria de considerar alguns jovens na Bíblia que são bons exemplos para nós. Aqui, encontramos uma jovem, talvez uma adolescente, que havia sido levada cativa da terra de Israel na guerra e agora era serva (na verdade, uma escrava!) da esposa de Naamã, que era o capitão do exército sírio. Como você gostaria de ser tirado de casa dessa forma, obrigado a viver na casa de alguém como escravo, a aprender uma nova língua e a não ver mais sua família?
Esta moça descobriu que Naamã tinha lepra e poderia facilmente ter dito: “Bem feito a ele pelo que me fez! Que ele sofra com isso!” Mas ela sentiu pena de Naamã e sabia que o profeta Eliseu morava em Samaria. Embora nunca o tivesse visto curar alguém de lepra, ela tinha fé em Deus e disse à esposa de Naamã que, se ele visitasse o profeta em Israel, poderia ser curado. A lepra é uma doença terrível e, naquela época, não havia cura para ela. Ela acabava matando as pessoas que a tinham. É usada na Bíblia como uma imagem do pecado.
Como resultado, o rei da Síria finalmente escreveu ao rei de Israel e enviou Naamã para lá para ser curado. Mas alguém não ouviu atentamente, pois a pequena serva não havia dito para ir ao rei de Israel, mas ao profeta. Por fim, Naamã chegou ao lugar certo e, após seguir as instruções de Eliseu, foi curado de sua lepra. Estou omitindo muitos detalhes do que aconteceu, mas você pode lê-los em 2 Reis 5.
Naamã não só foi curado da lepra, como também, creio eu, conheceu o Deus verdadeiro. Ele não queria mais adorar ídolos, mas sim o Deus verdadeiro. Tudo isso porque uma jovem se manifestou e quis ajudar o homem que a havia levado cativa. Esta é uma verdadeira lição para nós, pois devemos amar nossos inimigos e fazer o bem a eles, mesmo que nos tenham maltratado.
Bill Prost
