Domina sobre nós

“Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós… Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei… o SENHOR sobre vós dominará.” (Juízes 8:22-23).

“E sua concubina [de Gideão], que estava em Siquém, lhe deu à luz também um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque.” (Juízes 8:31).

Como vimos anteriormente nessas meditações, o Senhor usou Gideão para obter uma grande vitória na batalha e para libertar o povo de Israel do domínio dos midianitas. Os israelitas ficaram muito gratos por isso e queriam que Gideão os governasse. Na verdade, eles queriam que ele se tornasse seu rei, para que seu filho o sucedesse quando Gideão morresse.

Gideão era um homem sábio, e ele se recusou a tomar esse lugar. Ele reconheceu que foi o Senhor que lhe dera a vitória sobre os midianitas, pois você se lembrará de que Gideão tinha apenas trezentos homens, enquanto os midianitas tinham mais de 120.000 em seu exército. Gideão queria que o Senhor governasse sobre Israel, e essa foi uma boa atitude para ele tomar.

No entanto, mais tarde em sua vida, quando tudo estava em paz em Israel, Gideão teve muitos filhos. Ele nos diz que ele teve setenta filhos! Você consegue imaginar ter tantos filhos? Provavelmente havia mais, pois ele provavelmente teve algumas filhas também. Então ele finalmente teve mais um filho, a quem chamou de Abimeleque. Isso pode não parecer muito incomum, exceto pelo nome que ele deu a esse filho. Abimeleque significa “meu pai é rei”.

Parece que Gideão deve ter tido alguma ambição secreta de ser rei, embora ele tenha recusado quando era mais jovem. Dar esse nome ao filho causou muitos problemas depois que Gideão morreu, pois se você continuar lendo em Juízes 9, descobrirá que Abimeleque matou todos os seus irmãos, exceto um, para ser o governante principal. Ele sabia o que seu nome significava e agiu de acordo com isso. Por fim, o Senhor permitiu que ele fosse morto quando uma mulher deixou cair uma pedra de moinho em sua cabeça, mas ele causou muita tristeza na família de Gideão.

Novamente, esta é uma lição importante para nós. Às vezes sabemos que algo está errado, e podemos nos recusar a fazê-lo, mas, lá no fundo, há um desejo secreto de que poderíamos fazê-lo. O desejo secreto de Gideão causou muitos problemas para sua família, e causou a morte de todos, exceto um de seus filhos. Se sabemos que algo está errado, vamos pedir ao Senhor para nos ajudar a nos livrar desse pensamento! Se nos apegarmos a esse pensamento errado, ele provavelmente se manifestará em nossas ações, mais cedo ou mais tarde.

Bill Prost