Disciplina

“A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta” (Provérbios 13:4).

Quando somos jovens, muitas vezes temos que fazer coisas que não queremos fazer. Podemos ter certos trabalhos em casa, e a maioria das crianças hoje tem dever de casa para fazer. Isso se chama disciplina; ensina-nos bons hábitos de trabalho e como gerir bem o nosso tempo.

Mas então, à medida que envelhecemos, espera-se que sejamos capazes de nos disciplinar. Quando estamos no ensino médio, deveríamos estar aprendendo a administrar nosso próprio tempo. É triste dizer, mas algumas crianças hoje não são ensinadas a ter uma boa disciplina, e então elas não aprendem como se obrigar a fazer algo que não querem fazer.

É quase o mesmo em nossa vida cristã. Assim como nas coisas naturais, devemos nos disciplinar nas coisas espirituais. É preciso disciplina, por exemplo, para levantar cedo o suficiente para ler nossa Bíblia pela manhã e reservar um tempo para orar. Satanás sussurra para nós: “Você está muito ocupado; Faça isso depois!” Mas então, quando chega a noite, talvez estejamos cansados demais para ler a Bíblia. É importante aprender a nos disciplinar como cristãos, pois é o cristão diligente que aprende mais de Cristo.