Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: Qual a diferença entre pecados e iniquidades, conforme colocado em Hebreus 10:17: “E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades”?

Resposta: Há muitas palavras que são usadas na Bíblia para denotar “pecados”, tais como: “transgressão”, “impiedade”, “mal”, e, é claro, “iniquidade”. A melhor definição bíblica de “pecado” está na epístola de João, onde lemos: “Qualquer que pratica pecado também pratica ilegalidade (ou ausência de lei); e o pecado é ilegalidade (ou ausência de lei)” (1 João 3:4, JND). Em outras palavras, “pecado” é fazer nossa própria vontade em independência de Deus. Isto é resumido pelo profeta Isaías, que escreveu: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6). O pecado é qualquer coisa inconsistente com o caráter de Deus.

Isto nos leva à questão da “iniquidade”. A palavra vem do Latim, combinando-se o prefixo “in”, que quer dizer “não”, e o sufixo “aequus”, que quer dizer “igual”, ou “justo”. Portanto, “iniquidade” significa, literalmente, “não justo”. Tem a ver com o caráter do pecado e a má intenção por trás do ato. Quando Davi pecou, ele orou: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado” (Salmos 51:2).

Jim Hyland